Pesquisar

Livro: O diário secreto de Lizzie Bennet
Autor(es): Bernie Su e Kate Rorick
Páginas: 364
Editora: Verus
Classificação: 5/5

Com certeza você já ouviu falar de uma história de orgulho, intrigas e amor. Em alguma parte da nossa vida, acabamos sempre tendo contato com as obras de Jane Austen ou com alguém que teve.
Vamos lá... você provavelmente tem uma irmã ou amiga que já assistiu, se não leu, uma das diversas adaptações da obra "Orgulho e Preconceito" ou demais sucessos da autora.
E caso você nunca tenha se deparado com nenhuma referência, clique aqui e confira a resenha da obra.
De qualquer forma, hoje falaremos sobre uma dessas diversas adaptações. Ou melhor: da mais recente e contemporânea, "O diário secreto de Lizzie Bennet": a web série que foi transformada em livro.

"Às vezes, quando você aposta no sonho impossível, acaba conseguindo realizá-lo."
Elizabeth Bennet é uma estudante de comunicação e, como um desses habituais projetos de fim de semestre, sua tarefa é criar um meio de se comunicar com outras gerações através de novos meios de mídia social. Ou seja: criar um vlog (que é o ponto de partida e apoio durante toda a história) a fim de narrar sua própria vida - ou melhor dizendo, a vida das pessoas ao seu redor.
Filha do meio, Lizzie possui as mais variadas experiências, vez que sua irmã mais velha, Jane, é praticamente perfeita e sua irmã mais nova, Lydia, irresponsável. 
Além do mais, sua mãe é uma casamenteira cuja missão é se assegurar que suas filhas encontrem um homem rico e disponível o mais rápido possível; independente de como elas se sintam a respeito. Com um repertório de relacionamentos tão variado (e isso porque ainda não mencionei Bing, Caroline, George, Gigi, Charlote ou mesmo Darcy), posso adiantar que apesar de não haver grandes acontecimentos ou fantasia - como uma guerra apocalíptica - e este ser um claro diário de mulher (aos vinte e quatro anos, "menina" é um termo tanto disperso), esta história não possui uma linha de entediante ou normal.
"Quando cheguei ao alto da escada, não conseguia parar de sorrir. E levei um tempo para descobrir por quê.
Era o Darcy."
Como o nome sugere, este livro é um diário escrito pela própria Lizzie, e uma ótima oportunidade depreencher as lacunas que a websérie possui.
Ao longo de um ano, o leitor é convidado a não somente conhecer, mas se encantar por aqueles que participam da vida de Lizzie e a acompanhar o seu crescimento acadêmico, pessoal e profissional. E, por fim, observar de camarote o relcionamento entre a nossa protagonista e William Darcy: do ódio à amizade ao amor. 
"O diário secreto de Lizzie Bennet" é um romance divertido, leve e encantador capaz de prender a sua atenção em poucas linhas. E caso você seja um amante da obra original, perceberá que todos os elementos estão aqui - os personagens e suas personalidades originais, as festas e conflitos -, porém, sob uma nova luz.
Além disso, sendo um meio de comunicação com o público infantojuvenil, também retrata preocupações atuais, como a exposição virtual e suas consequências.
Em simples palavras, este é um livro para se ler em um dia e apaixonar-se por muitos anos.
"Tenho muitas ambições e sonhos em relação ao que eu quero fazer da minha vida: quero poder afetar as mudanças. Transformar, pelo menos, meu cantinho do mundo em algo melhor, de alguma forma. Inspirar e ser inspirada."

Daniele Almeida.




Deixe um comentário